RSB - NrBQ
  • nobody
  • Log Out
  • Home
  • Procurar ONU
  • Procurar ERIC

Princípios

O reconhecimento e a avaliação de emergências envolvendo matérias perigosas de forma correcta, rápida e expedita são factores determinantes para o êxito do planeamento e do controle das operações de resposta.

Para o RSB, as matérias perigosas e as problemáticas em seu torno, são, não apenas desafios do presente mas também aposta em investimento para o futuro, alvejando, como sempre, a segurança e o bem-estar da população.

Objectivos

A elaboração desta base de dados surgiu com o objectivo de proporcionar uma rápida capacidade de avaliação e de indicações básicas de actuação para o controlo de incidentes/acidentes com o transporte de matérias perigosas, destinada particularmente às equipas de intervenção especializadas em intervenções com produtos NrBQ.

Pretende-se que esta base de dados constitua para estes operacionais um suporte informativo/normativo actualizado e ajustado em matéria de protecção e socorro que permita responder com eficácia, rapidez e segurança.

Conteúdos

Matérias Perigosas
Nesta versão 2011 encontram-se disponíveis para consulta cerca de 2300 matérias, onde se incluem:
     - As matérias químicas admitidas a transporte constantes no Regulamento Nacional do Transporte de Mercadorias por Estrada (RPE), abrangendo o domínio total das 9 classes de matérias perigosas.
CLASSES
1
Matérias Explosivas
2
Gases
3
Líquidos inflamáveis
4.1
Sólidos inflamáveis ou matéria autoreativa
4.2
Matérias susceptíveis de auto-aquecimento ou matéria pirofórica
4.3
Matérias que em contacto com a água libertam gases inflamáveis
5.1
Matérias comburentes
5.2
Peróxidos orgânicos
6.1
Matérias tóxicas
6.2
Matérias infecciosas
7
Matérias radioativas
8
Matérias corrosivas
9
Matérias perigosas diversas


     - Agentes químicos designados como armas químicas, tais como: Neurotóxicos, hematóxicos, vesicantes, sufocantes, incapacitantes e irritantes.

∴ Procedimentos



Conjunto de informação destinada a proporcionar resposta de actuação em segurança principalmente para as equipas especializadas de intervenção:

     - Fichas de Intervenção: Conjunto de informação e procedimentos para a intervenção resultante de uma compilação traduzida para português das Fichas de Intervenção para Resposta em Situações de Emergência (ERICards – Emergency Response Intervention Cards) do Concelho Europeu da Industria Química (CEFIC);

     - Distâncias de segurança: Quadro com distâncias de isolamento e de protecção obrigatórias para as matérias de risco de inalação tóxica compiladas do Livro Guia de Resposta em Caso de Emergência (Emergency Response Guide-ERG), realizado conjuntamente pelo Departamento de Transporte do Canadá (TC), pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos da América (DOT) e pela Secretaria de Comunicações e Transporte do México (SCT) e outras entidades colaboradoras.

     - Informação Complementar: Outros códigos internacionais complementares ao Código Europeu.

Consulta

A Consulta da informação faz-se por um menu de hipóteses directamente para a Ficha NrBQ.

A Ficha NrBQ proporciona um conjunto alargado de informação que se encontra associada a suportes de consulta de informação da seguinte forma:

Tipo de Informação Suporte de Informação
Identificação da Matéria Nº. ONU
Designação
Identificação do Perigo Nº. Perigo
Nº. Classe
Caracterização dos Riscos Propriedades
Riscos de Reatividade
Controlo do Acidente Ficha de Intervenção
Ficha ERIC
Ficha ERG
Perímetro de Segurança Distância de Segurança
Meios de Extinção Código CAE

As hipóteses de consulta para a Ficha NRBQ são as seguintes:

Nº. ONU - proporciona uma consulta pelo Nº ONU: Podem aparecer duas substâncias associadas ao mesmo nº ONU separadas por uma ordem crescente consoante tenham diferentes características de perigosidade ou diferentes intensidades do perigo;
Nome da matéria proporciona uma consulta por Ordem alfabética;
Matérias químicas proporciona uma consulta das matérias químicas excepto as matérias explosivas;
Matérias explosivas proporciona uma consulta apenas das matérias explosivas;
Armas químicas proporciona uma consulta das matérias químicas usadas como arma química.

Estrutura

A aplicação dispõe de três áreas de informação cruzadas entre si pelo Nº. ONU da matéria perigosa:

1) Ficha NrBQ

Esta Ficha proporciona as seguintes informações:

Identificação

No quadro da identificação obtém-se a designação da matéria, a classificação, a identificação do seu perigo, código de classificação e o seu estado físico. O símbolo de +/- indica a relação de densidade ao ar (caso dos gases) ou à agua (caso dos líquidos).
E ainda a indicação a vermelho, para as substâncias de Risco de Inalação Tóxica (RIT), a verde para as Matérias Reactivas com a Água (MRA) e a azul as substancias que possam vir a ser utilizadas com Arma Química.
Propriedades e Riscos Reactividade

No quadro das Propriedades e Riscos de Reactividade obtém-se a informação complementar sobre algumas propriedades mais críticas da matéria e os seus riscos de reactividade ao calor, ar, água e com outros materiais.
Etiqueta

No quadro Etiqueta obtém-se a indicação do nº da etiqueta e a sua simbologia.
Actuação na Emergência

No quadro da Actuação na Emergência obtém-se a informação de procedimentos constantes nas Fichas de intervenção que facultam uma informação adequada e direccionada particularmente à intervenção, proporcionado informação específica relativa às características e natureza dos perigos associados às referidas matérias, e indicação de instruções gerais de intervenção, medidas de protecção individual a observar em caso de fuga/derrame com e sem incêndio e primeiros socorros.

Complementarmente também é possível consultar as fichas ERG e ERIC da matéria a partir do link associado às fontes de informação (ANPC e ERIC).

Atenção
As Fichas de Intervenção aplicam-se a um grupo de matérias, e por isso devem ser utilizadas dentro dos critérios de bom senso tendo em conta a matéria e as circunstâncias específicas de cada acidente/incidente. Estas fichas não devem ser usadas em substituição das Fichas de Segurança do Produto ou de base de dados e técnicos especialistas das indústrias ou de outro suporte de informação mais fiável e especifica relativa à matéria.

2) Tabela de Distâncias

Quadro indicativo sobre a necessidade de evacuação com as respectivas distâncias de isolamento e de evacuação a observar em situações de emergência para as matérias perigosas de Risco de Inalação Tóxica (RIT) particularmente assinalado, assim como as matérias reactivas com a água (MRA), que podem ser visualizadas no botão distancias.

3) Outros Códigos - CAE

CAE – Código de Ação de Emergência, utilizado no território do Reino Unido e das comunidades inglesas, que de acordo com a sua leitura proporciona informação complementar quanto a medidas de protecção e meios de extinção.
release 1.0 Set Screen Reader Mode On

Contactos

Todas as sugestões deverão ser endereçadas para:

Email: rsb.nbq@cm-lisboa.pt;

Câmara Municipal de Lisboa
Regimentos de Sapadores Bombeiros de Lisboa
Núcleo de Protecção Ambiental
Av. D. Carlos I, 1240-071 Lisboa
Telefone: 218 171 498